Certamente que muitos de nós, principalmente aqueles que estão com idades bem perto dos 40 anos, se lembram de jogos como Sensible Soccer, Worms, NBA, Red Alert e muitos outros.

Contudo a evolução tecnológica tem destas coisas e nos sistemas disponibilizados atualmente pelas diversas marcas torna-se impossível jogar estes e outros jogos considerados mais antigos e que marcaram várias gerações. Esta impossibilidade têm a ver com o software – sistema operativo, e com as velocidades de clock altíssimas que se registam na atualidade.

E se agora a PCGaming arranja-se uma “fórmula mágica” para dar aos seus visitantes a possibilidade de voltar a jogar alguns títulos mais antigos nos sistemas atuais? É isso que pretendemos com este guia.

Para este guia vamos utilizar uma aplicação que tem como objetivo principal “emular” uma velha máquina capaz de executar o MS-DOS em sistemas operativos mais recentes, como o Windows 10 ou 11.

No guia que apresentamos vamos explicar como correr o DOSBox no Windows 10, para além de explicar passo a passo algumas alterações para podermos instalar corretamente um jogo, por exemplo, a partir de um CD ou disquete original…

Primeiramente vamos descarregar o DOSBox que pode ser encontrado no site https://www.dosbox.com e, de seguida, dar inicio à sua instalação. Aconselhamos ainda a descarregar o “plugin” que permite traduzir a aplicação para Português e que pode ajudar em alguns comandos utilizados pelo próprio programa e que pode ser descarregado na secção Translations na área de downloads.

Na instalação, vamos clicar com o botão direito em cima do programa de instalação e executar como administrador. Depois de dar inicio ao processo de instalação aconselhamos que no ecrã da escolha da localização do programa coloque em C:\DOSBox em vez do que é escolhido por defeito (C:\Program Files\DOSBox-0.74-3). Esta alteração de localização prende-se com o facto de assim ser muito mais fácil aceder às pastas onde vamos colocar, por exemplo, os jogos.

Depois de instalar vamos então colocar o programa em Português. Para tal, vamos extrair o conteúdo do pacote de idioma que transferimos do website do DOSBox para dentro do diretório que definimos anteriormente, C:\DOSBox.

Em certos sistemas, é necessário editar o ficheiro dosbox-0.74.conf (ficheiro de configuração) e procurar no ficheiro a entrada [dosbox] e nessa secção procurar o campo que têm “language=” e modifique de forma a que a linha passe a apresentar language=portuguese.lang.

 

Ainda dentro do ficheiro de configuração é necessário definirmos dois campos, um onde vamos “montar” e activar o disco C: como disco onde está instalado o DOSBox e os jogos, e outro campo onde definimos a drive de CD-ROM. Assim dentro da secção [autoexec] vamos adicionar as linhas seguintes :

mount C C:\
mount D D:\ -t cdrom
(aqui D: corresponde à drive de CD-ROM, pelo que se a sua drive de CD/DVD for por exemplo a F: ou E: deverá colocar mount D F:\ -t cdrom ).

Agora, devemos mudar o nome do ficheiro de configuração para o mesmo nome do ficheiro de execução do DOSBox. No nosso exemplo, basta apagar o que está a mais em dosbox-0.74.conf, deixando-o apenas como dosbox.conf. Este processo fará com que o executável do DOSBox reconheça o ficheiro de configuração e execute os comandos corretamente.

Agora que já dispomos do nosso “DOS” configurado, exceção feita ao teclado, e que por não existir o ficheiro de configuração do teclado Português não está completamente configurado, vamos dar inicio à instalação de jogos “antigos”.Relembramos que para conseguir fazer os dois pontos [ : ] devemos premir a tecla Shift e _ , ou para fazer a barra [ \ ] premir a tecla < (isto deve-se ao facto do teclado não estar configurado para o teclado Português Europeu)…

Existem diversas fontes onde se pode ir buscar jogos antigos, muitos dos títulos que fizeram parte da nossa infância estão em sites e onde é possível descarregar de forma gratuita, eis alguns exemplos:

http://www.486games.net
http://www.freeoldies.com
http://www.bestoldgames.net
http://www.abandonia.com
http://www.abandonwarering.com/

Nestes sites é possível descarregar jogos gratuitamente, no exemplo que vamos mostrar vamos descarregar o Street Fighter, esse grande clássico das arcadas dos anos 80 e 90.

Navegamos até www.486games.net e procuramos o titulo que pretendemos.

Agora que já temos o jogo no nosso sistema, vamos criar uma pasta chamada Jogos dentro de C:\DOSBoxDepois de descarregar o jogo vamos então descompactá-lo para a pasta Jogos que se encontra (como foi definido) em C:\DOSBox.

Depois de descompactar o jogo, recomendamos a alteração do nome da pasta de cada jogo para algo mais simples de escrever. No caso do Street Fighter, mudámos o nome da pasta para sf1.

O DOSBox utiliza, por defeito, uma resolução de 320×240. É possível alterar a resolução da imagem no ficheiro dosbox.conf, alterando a linha windowresolution=original  para a resolução desejada (ex: windowresolution=1024×768). Convém utilizar uma resolução com formato 4:3, já que os jogos antigos funcionam dessa forma. A opção output=surface também terá de ser alterada para output=overlay, uma vez que a configuração original não suporta escalonamento de imagem.

Vamos então abrir a consola do DOSBox e entrar na pasta do jogo, para tal vamos digitar o seguinte: cd\dosbox\jogos\sf1 e de seguida executar o ficheiro executável do jogo, neste caso: sf.exe

 

 

Se por sua vez quiser, pode instalar um jogo a partir da drive de CD/DVD através do método normal, ou seja através do ficheiro de instalação do jogo, sendo que o resto processo será em tudo semelhante ao que já conhecemos.

Na consola do DosBox e sempre que precisar pode digitar Help /all de forma a apresentar todos os comandos disponíveis.

Se ainda restarem dúvidas, existe um Manual e um Tutorial detalhado sobre como utilizar a DOSBox.