Os fundadores da Arrowhead Game Studios, a equipa por trás de um dos títulos videojogos mais bem-sucedidos do mundo, Magicka, estão a investir em Mind Detonator, cujo conceito de negócio é capturar talentos em um estágio inicial e construir a próxima geração de criadores de jogos longe das grandes cidades.

“Mind Detonator é uma iniciativa fantástica que nos dá a capacidade de retribuir e criar uma oportunidade para que mais pessoas façam parte de uma jornada tão fantástica como a nossa. Eu realmente gostaria que houvesse algo semelhante quando começámos a nossa atividade”,
disse Johan Pilestedt, CEO e fundador da Arrowhead.

Johan Pilestedt, CEO e fundador de Arrowhead
Johan Pilestedt, CEO e fundador de Arrowhead

Mind Detonator é um investimento único para empresas de jogos nas suas fases iniciais. É uma combinação de suporte local, investidores locais e criadores de jogos internacionais, ajudando uns aos outros a criar melhores condições para o sucesso dos criadores de jogos.

Qualidade de vida e concentração no jogo.
Mind Detonator tem a ambição de abrir plataformas chamadas “Game Villages” em áreas rurais de diferentes países para oferecer financiamento a equipas de desenvolvimento que estão a dar os seus primeiros passos na região nórdica. Eles oferecem a oportunidade de desenvolver os seus jogos em tempo integral, sem os requisitos tradicionais e fornecem-lhes o conhecimento para aprender a gerir um negócio ao mesmo tempo. Com isso, eles podem passar o dia inteiro de trabalho criando o jogo e, nas horas vagas, as equipas podem desfrutar em seu ambiente local.

“Mind Detonator inova. No nosso trabalho para construir o Arctic Game Lab, examinamos extensivamente incubadoras e outras iniciativas para promover o crescimento entre os criadores de jogos e desenvolver a nossa solução exclusiva. Nós e os nossos parceiros, encontrámos um caminho a seguir onde as equipas que contratamos recebem um financiamento básico que dá tempo de desenvolvimento por um ano inteiro, moradia, estudo e a possibilidade de financiamento adicional após um ano. Acreditamos que isso, combinado com a nossa rede e com a da Arrowhead, pode levar a que as produções de jogos encontrem o seu público”, afirma Lars Lindblom, CEO e fundador de Mind Detonator.

Lars Lindblom, CEO e fundador de Mind Detonator.

Em outubro de 2021, a primeira Game Village será inaugurada na cidade de Jörn, no norte da Suécia. Um investimento que é influenciado pelas exigências da nova era com os conceitos de anti-urbanização e sustentabilidade, com uma estação ferroviária local e um autocarro que vai até à estância de ski não muito longe. Em Jörn, cinco equipas com até cinco pessoas começarão a sua jornada. No entanto, ainda é possível fazer a inscrição. A longo prazo, o Mind Detonator pretende abrir mais Game Villages, em outros países, e fazer pelo menos 15 investimentos por ano.

“O nosso primeiro passo será trazer talentos e equipas dos países nórdicos para validar o conceito, e o segundo passo será focar em mais lugares para que possamos ajudar equipas internacionais, independentemente do país”, disse Michael Stenmark, que agora trabalha ativamente para encontrar talentos para os primeiros investimentos de Mind Detonator.