A ASUS anunciou a nova série de placas gráficas baseada nos mais recentes GPUs NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti e GeForce RTX 3070 Ti.

Alimentada pela arquitetura NVIDIA Ampere®, a GeForce RTX 3080 Ti proporciona um salto de performance e fidelidade incrível com características aclamadas tais como Ray Tracing, NVIDIA DLSS performance-boosting AI, NVIDIA Reflex latency-reduction, NVIDIA Broadcast Streaming e memória adicional que também lhe permite acelerar através das aplicações de criação de conteúdos mais conhecidas. E no mercado mid-range extremamente competitivo, a GeForce RTX 3070 Ti traz mais Cores (Núcleos) CUDA, RT, e Tensor para os sistemas mainstream.

A ASUS tirou partido destes GPUs novos mais potentes para criar designs personalizados que fornecem velocidade elevadas, temperaturas reduzidas e níveis de ruído silenciosos. A ROG Strix LC GeForce RTX 3080 Ti é a primeira placa da Série RTX 30 a usar um design híbrido com arrefecimento líquido para proporcionar uma performance incrível, enquanto as versões ROG Strix e TUF Gaming tanto da GeForce RTX 3080 Ti como da GeForce RTX 3070 Ti proporcionam abordagens diferentes de arrefecimento a ar.

ROG Strix LC GeForce RTX 3080 Ti: Arrefece debaixo de água

Para libertar o potencial do GPU GeForce RTX 3080 Ti, a ASUS recorreu a uma solução que os assembladores de PCs de todo o mundo já conhecem e adoram: colocaram-na debaixo de água. A fusão de velocidade e estilo desta placa começa com uma cobertura angular e destaques LED RGB endereçáveis que brilham através de estrias ousadas na sua superfície. Desta vez, a marca desenhou um detalhe metálico mais subtil na cobertura de arrefecimento.

Omite largamente os  detalhes em cibertexto para um aspeto limpo, pronto a integrar-se com a iluminação colorida, tons monocromáticos e texturas diversas de outro hardware da ROG. Envolveu-se também a ventoinha e os cabos de iluminação na rede antiabrasiva em cada mangueira de arrefecimento para uma apresentação especialmente refinada.

Por baixo da cobertura, um bloco de água personalizado cobre totalmente o GPU e a memória GDDR6X transferindo o calor diretamente para um circuito de arrefecimento líquido em vez do para o interior da caixa. O líquido de arrefecimento passa através de mangueiras de 600mm extralongas para um radiador de 240mm. O comprimento generoso destas mangueiras, combinado com a compatibilidade ampla da caixa do radiador de 240mm, significa que os entusiastas podem instalar com confiança a ROG Strix LC GeForce RTX 3080 Ti mesmo nas caixas mais cavernosas.

Esta versatilidade permite aos assembladores de sistemas experimentarem também o melhor caminho de fluxo de ar para as necessidades das suas placas gráficas. O radiador pode ser montado no topo da caixa para deixar o calor de escape contornar completamente o interior da caixa, ou na frente com as ventoinhas configuradas como entradas para arrefecer a placa com o fluxo de ar mais fresco possível.

O circuito de arrefecimento líquido é a estrela da ROG Strix LC GeForce RTX 3080 Ti, mas esta placa não seria o que é sem as suas ventoinhas. Um par de unidades personalizadas de 120mm, otimizadas tanto para CFMs (pés cúbicos por minuto) elevados como para uma pressão estática elevada, mantém ar suficiente a circular através das aletas densas do radiador remoto. Uma ventoinha de baixo ruído sob a cobertura da placa arrefece um dissipador de baixo perfil para garantir que esses componentes cruciais se mantêm frios sob o cargas stock ou em overclock.

A ROG Strix LC GeForce RTX 3080 Ti também permite ampliar a inteligência de controlo das ventoinhas da placa a duas ventoinhas das caixas usando dois conetores da marca registada ASUS FanConnect II. Em vez de usar o aumento de temperatura do CPU ou da motherboard como um indicador imperfeito do aumento da temperatura do GPU, os conetores FanConnect II podem monitorizar a temperatura do próprio processador gráfico para aumentar o fluxo de ar quando necessário para garantir temperaturas ótimas em longas sessões de gaming.

ROG Strix GeForce RTX 3080 Ti e GeForce RTX 3070 Ti: Levar o arrefecimento a ar a novos patamares

A ROG Strix GeForce RTX 3080 Ti e a ROG Strix GeForce RTX 3070 Ti dispõem de todas as últimas melhorias e inovações de arrefecimento a ar da ROG. Um dissipador de calor maciço de 2.9 ranhuras está envolto num invólucro angular agressivo com um conjunto de LEDs RGB endereçáveis em todo o comprimento da extremidade esquerda para um aspeto inegavelmente fresco mas inconfundivelmente ROG.

A aparência nova estende-se a todo o comprimento da placa traseira metálica, onde texturas contrastantes e sombras monocromáticas subtis rodeiam um recorte de arrefecimento eminentemente funcional que permite que o fluxo de ar aquecido saia e suba através da trajetória natural da caixa.

Três ventoinhas construídas através do design Axial-tech mais recente giram num padrão contrário para fornecer um fluxo de ar suave e direcionado através do conjunto de aletas de superfície alta. A contagem de pás mais elevada em cada ventoinha aumenta tanto a pressão estática como os CFM (pés cúbicos por minuto) de fluxo de ar disponível, tudo isto sem aumentos indesejáveis dos níveis de ruído.

ASUS GeForce RTX 3070 Ti

Anéis de barreira colocados entre as duas ventoinhas exteriores e um anel de barreira sólido na ventoinha central gerem a turbulência e garantem que o ar de arrefecimento atinge consistentemente as partes mais quentes do dissipador para proporcionar temperaturas mais baixas e a melhor performance. No modo Idle (inativo), as ventoinhas descem para um modo 0 dB que ajuda a minimizar os níveis de ruído do sistema, enquanto os conetores FanConnect II permitem que as ventoinhas da caixa criem um fluxo de ar fresco quando necessário.

As placas gráficas Ampere proporcionam um grande aumento de performance por watt comparativamente às suas antecessoras. Para explorar completamente estas melhorias, podem obter mais potência global. O dissipador massivo ROG Strix e uma PCB cuidadosamente desenhada permitem suportar essa melhoria de performance com grandes quantidades de energia elétrica bruta.

Até três conectores de alimentação PCI Express (PCIe) de oito pinos puxam corrente diretamente da PSU para colocar menos stress na motherboard, e um circuito de alta resolução com deteção transiente monitoriza o fluxo de energia para identificar quedas de energia que podem afetar negativamente a estabilidade do sistema. Este circuito sensível pode poupar horas de frustração na resolução de problemas, caso a fonte de alimentação não consiga acompanhar.

ASUS ROG Strix GeForce RTX 3080 Ti

 

TUF Gaming GeForce RTX 3080 Ti e GeForce RTX 3070 Ti: Mantém-na Furtiva

Para PCs DIY construídos para voarem sob o radar, as TUF Gaming GeForce RTX 3080 Ti e RTX 3070 Ti são ideais. Ambas as placas abraçam uma nova estética ultra furtiva. Uma cobertura de alumínio escovado e escurecido envolve um dissipador de calor de 2.7 ranhuras arrefecido por um trio de ventoinhas construídas com o design comprovado Axial-tech. Tal como as suas irmãs Strix, as placas TUF Gaming podem parar completamente as suas ventoinhas para um funcionamento silencioso.

Uma placa traseira de alumínio de tamanho completo tem um recorte de arrefecimento na frente da placa para ajudar o calor a fluir para o curso natural de fluxo de ar da caixa. E um destaque único Aura RGB LED na frente da placa integra-se com os esquemas de iluminação Aura Sync sem chamar demasiada atenção.

As placas gráficas TUF Gaming não são apenas resistentes por fora. A tecnologia de montagem Auto-Extreme, utilizada em toda a gama, coloca e solda componentes sem intervenção humana para aumentar a fiabilidade e a qualidade de construção. Os condensadores extra robustos no subsistema de fornecimento de energia são selecionados para um tempo de vida útil longo sob condições esgotantes, e um regime de testes de 144 horas na fábrica certifica que cada placa está pronta a funcionar desde o momento em que é instalada no sistema.

ASUS TUF Gaming GeForce RTX 3080 Ti

DISPONIBILIDADE & PREÇOS

As placas gráficas ASUS ROG Strix LC GeForce RTX 3080 Ti, ROG Strix GeForce RTX 3080 Ti e TUF Gaming GeForce RTX 3080 Ti já estão disponíveis a nível mundial. As placas gráficas ROG Strix GeForce RTX 3070 Ti, e TUF Gaming GeForce RTX 3070 Ti irão estar disponíveis a nível mundial a partir de 10 de junho. PVP sob consulta.