HomeReviewsGuiasE-SportsMobile Gaming

Os investigadores da Kaspersky Lab descobriram uma nova App maligna na Google Play Store, o “Guide for Pokémon Go”.

Esta App consegue ter acesso root aos smartphones Android, instalando e removendo outras Apps e exibindo anúncios que não foram solicitados pelo utilizador. O download desta App já foi feito mais de 500.000 vezes e há pelo menos 6.000 infeções bem-sucedidas. A Kaspersky Lab já informou a Google sobre este Trojan e a App já foi removida da Play Store.


O fenómeno global do Pokémon Go tem conduzido a um aumento do número de Apps que ajudam o jogador a alcançar os seus objetivos no jogo e, inevitavelmente, houve, ao mesmo tempo, um crescente interesse neste assunto por parte da comunidade de hackers. A análise da Kaspersky Lab ao Trojan “Guide for Pokémon Go” revelou a existência de códigos malignos que fazem o download de malware e que garantem o acesso root ao sistema operativo Android, com o objetivo de instalar e remover outras Apps e exibir anúncios publicitários não solicitados pelo utilizador.

Este Trojan tem algumas características interessantes que o ajudam a contornar a sua deteção por parte dos especialistas. Por exemplo, não tem início antes de a vítima começar a utilizar a própria aplicação. Por outro lado, espera que o utilizador instale ou remova uma outra aplicação e aí verifica se essa App é executada num dispositivo real ou numa máquina virtual. Se se tratar de um dispositivo, o Trojan espera cerca de duas horas antes de iniciar a sua atividade.


“No mundo online os hackers dirigem-se rapidamente para onde estão os consumidores. O Pokémon Go não é uma exceção. As vítimas deste Trojan podem não se aperceber do aumento de anúncios publicitários no seu dispositivo, mas a longo prazo a infeção pode tornar-se muito mais preocupante. Quando o dispositivo já está infetado, outra pessoa poderá aceder ao smartphone e terá total controlo sobre tudo o que está armazenado e sobre o sistema operativo. Ainda que a aplicação tenha sido eliminada da Play Store, há mais de meio milhão de pessoas vulneráveis a esta infeção – e esperamos que esta descoberta sirva para alertar para a necessidade de tomar medidas a respeito destas situações,” afirma Roman Unuchek, Analista Sénior de Malware na Kaspersky Lab.

Para saber mais sobre este Trojan “Guide for Pokemón Go”, leia no blog Securelist.com.

comments powered by Disqus
Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.