HomeReviewsGuiasE-SportsMobile Gaming
ESETEste guia disponibiliza truques e dicas para tirar maior partido do seu computador no que concerne à performance, sem negligenciar o factor segurança.

Tanto o ESET NOD32 Antivirus, como o ESET Smart Security são rápidos e seguros com as definições standard. Deste modo, mesmo que não use estas dicas, a sua experiências de utilização durante o jogo, não será comprometida.  Contudo, os produtos da ESET são altamente personalizáveis e como tal, pode definir as suas próprias opções para adaptar o comportamento do antivirus ou solução de segurança, à utlização que faz do seu computador. Pode usar, uma ou todas as dicas que referimos neste tutorial – a escolha é sua.

As imagens usadas neste tutorial foram retiradas do ESET Smart Security. Os utilizadores do ESET NOD32 Antivirus podem deparar-se com algumas pequenas alterações ou ícones, contudo estas alterações funcionam nos dois produtos, a menos que esteja expressamente indicado o contrário.

Dica 1 – Usar o modo avançado para definições alargadas

Para aceder a muitas das definições apresentadas nas dicas que se seguem, irá ter necessidade de activar o modo avançado. Use a opção localizada no canto interior esquerdo para alternar entre modos. Alterar para o modo Avançado vai-lhe dar acesso à opão ferramentas (localizada do lado esquerdo) para que tenha um maior controlo.


Dica 2 – Minimizar interrupções ao limitar os alertas e notificações

Apesar dos produtos da ESET não o incomodarem com dezenas de pop-ups e outros alertas na configuração por defeito, por personalizar ainda mais a sua experiência de jogo usando as opções que indicamos de seguida.  Para isso, em primeiro lugar clique na opção Entrar na configuração avançada localizada na parte inferior da janela alusiva à Configuração.


Do lado esquerdo e logo abaixo da opção Interface do usuário clique em Alertas e notificações. Apesar de poder remover todas as notificações nos produtos da ESET, tal não é necessário para que tenha uma experiência de jogo sem interrupções. Como tal, deverá apenas certificar-se que a opção Exibir somente notificações que requerem interação do usuário ao executar aplicativos em modo de tela inteira está seleccionada com um visto. Posteriormente clique em OK.


Dica 3 – Se joga em rede, actualize em horas menos críticas

Normalmente, recomendamos a utilização das definições standard, que verificam a existência de actualizações hora-a-hora. As actualizações da ESET são muito reduzidas em dimensão e como tal ocupam pouca largura de banda. Contudo para que não exista qualquer lag quando o jogador necessita intensivamente da Internet, terá benefícios se programar as actualizações para serem efectuadas a horas menos críticas. Ao configurar a sua solução de segurança ESET apenas para descarregar actualizações quando não está a jogar, continuará a estar protegido, sem perder qualquer tipo de largura de banda.

No lado esquerdo da interface da solução de segurança ESET, clique em Ferramentas e posteriormente em Agenda. Posteriormente já no ecrã Agenda/Planeamento clique em Adicionar.


Na janela Adicionar tarefa seleccione Atualizar e posteriormente clique em Avançar. Depois, atribua um nome à tarefa e posteriormente deverá seleccionar a frequência com que a mesma irá ser executada. Seleccione a opção Diariamente.



Agora, deverá indicar uma hora em que o computador esteja ligado, mas em que normalmente não esteja a jogar. Tenha em mente que as actualizações da ESET são descarregadas e instaladas de uma forma eficiente e por esse motivo apenas os utilizadores que fazem uma utilização intensiva do computador, em jogos e casos muito raros, poderão aperceber-se deste processo.


Posteriormente, decida a acção a tomar caso a actualização não puder ser efectuada na altura para a qual estava programada. Seleccione a opção Executar a tarefa tão logo quanto possível.


Assim que tudo estiver configurado vai surgir uma janela que resume as configurações que escolheu. Verifique se tudo se encontra correcto e clique em Finalizar.


Agora que já agendou a tarefa  de actualização deverá seleccionar um perfil a utilizar. Para esse efeito e no menu dropdown Perfil para uso de actualização seleccione Meu Perfil. Quando o processo estiver concluído clique em OK.


Após o agendamento da actualização estar concluído e de regresso à interface principal, pode retirar o visto da opção Atualização automática de rotina.



{mospagebreak}

Dica 4 – Reduza o lag activando apenas a análise de ficheiros executáveis

Por defeito, as soluções ESET analisam todos os ficheiros que são acedidos ou criados. As novas técnicas de análise avançadas analisam os ficheiros, de acordo com a sua categoria, aumentando assim a velocidade de análise e a eficácia. Se pretender que o impacto desta análise, no sistema, seja ainda menor do que já é, pode configurar o programa para analisar apenas os ficheiros executáveis, ou que são mais comuns de conterem ameaças.

ATENÇÃO: Caso siga esta dica, recomendamos que utilize também a sugestão número 5 e que permite programar uma análise diária e completa ao computador.

Na interface principal do programa clique em Configuração, depois em Antivírus e Spyware e para finalizar abaixo de Proteção em tempo real do sistema de arquivos clique em configurar.


Posteriormente e na nova janela alusiva à Configuração clique em Configurar... para definir os parâmetros do motor ThreatSense


Agora defina o nivel de limpeza. Para jogadores que não estão a jogar on-line nem a meio de um torneio recomendamos que mantenham a configuração por defeito. As definições standard permitem limpar automaticamente qualquer ficheiro infectado sem mostrarem janelas de aviso. Contudo, se alguma ameaça não puder ser limpa ou eliminada, o programa irá alertar o utilizador. Se estiver a preparar-se para um torneio e não puder, de modo algum, ser incomodado, arraste o indicador para Limpeza rígida. Desde modo não irá receber alertas, mas lembre-se de verificar o registo de ameaças (logs) pelo menos uma vez por dia, para se certificar que não existe qualquer problema.


Agora e do lado esquedo clique em Extensões e posteriormente retire o visto da opção Rastrear todos os arquivos. Clique em OK. Agora apenas serão analisados os ficheiros cujas extensões se encontram listadas.


Dica 5 – Aumente as Defesas com uma análise completa e diária ao seu computador

Se optou por usar alguma das dicas anteriores, recomendamos que active esta e que lhe vai permitir aumentar os níveis de protecção do seu computador. Enquanto o sistema de análise em tempo real permite bloquear novo malware, uma análise completa e regular é a única forma de verificar todo o computador em busca de malware escondido. Para além de analisar todos os ficheiros, pode descobrir rootkits camuflados e outras ameaças.

Para isso clique em Ferramentas e posteriormente em Agenda. Na janela Agenda/Planeamento clique em Adicionar...


Na janela Adicionar Tarefa e no menu dropdown seleccione a opção Rastreamento sob demanda do computador.


Indique um nome para a tarefa, escolha a opção Diariamente abaixo de Executar a tarefa e clique no botão Avançar.


Agora, deverá indicar uma hora em que o computador esteja ligado, mas em que normalmente não esteja a jogar.


Posteriormente, decida a acção a tomar caso a actualização não puder ser efectuada na altura para a qual estava programada. Seleccione a opção Executar a tarefa imediatamente se a hora desde a última execução exceder o intervalo especificado.


Assim que tudo estiver configurado vai surgir uma janela que resume as configurações que escolheu. Verifique se tudo se encontra correcto e clique em Finalizar.


Para finalizar o processo indique o Perfil a ser utilizado, bem como aquilo que irá ser analizado. Assim sendo, no Perfil escolha Rastreamento Profundo e nos Alvos para Rastreamento escolha Drives Locais. Clique em OK quando tiver terminado.


 HomePage: ESET Portugal


comments powered by Disqus
Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.