HomeReviewsGuiasE-SportsMobile Gaming
 Está de parabéns um dos clans muiltigaming mais antigos de Potugal. Falamos dos Karma, um dos projectos nacionais ligados aos desportos electrónicos (E-Sports) apoiados pela PC Gaming, que celebraram no passado dia 1 de Maio o seu 11º aniversário.

Foi no dia 1 de Maio de 1999 que os Karma, reunidos num jantar no restaurante do Khrysemis, formaram um dos clans mais antigos em Portugal. Começaram com um pequeno grupo que rapidamente cresceu, tornando-se numa grande comunidade.

 

Deixamos de seguida uma entrevista com o Bruno “Neophx” Neves, o actual Vice-Presidente dos Karma, que nos revela alguns dos segredos para o sucesso do clan, e as expectativas para o futuro dos Karma:

 
Bruno “Neophx” Neves
Entrevistador – Primeiro que tudo obrigado por responder as nossas questões. Quando é que ingressas-te no clan?
Neophx - Entrei  para os Karma em 2005, na altura para o jogo Battlefield 1942.

Entrevistador – Como é fazer parte dos Karma?
Neophx – O melhor de fazer parte de um projecto com 11 anos foi vê-lo crescer de um grupo de amigos até ao que é agora. Tudo o que temos foi feito com muito esforço e sem atalhos por vários membros que passaram nos Karma e que tem todo o meu respeito e admiração. Só tenho pena que muitos deles se tenham retirado devido a diversas situações da vida pessoal. Mas continuamos em contacto organizando vários meetings onde se revive velhos tempos.

Além de sermos um grupo de jogadores, que tem como objectivo ser os melhores como qualquer organização, somos um grande grupo de amigos. Muitos jogadores que passaram por aqui e estão noutras organizações ficaram com boas recordações e ainda hoje dizem que foi aqui que passaram os melhores momentos.

Entrevistador –
Neste momento, quantos membros Possuem os Karma?
Neophx – Temos cerca de 60 membros activos, divididos pelas várias divisões, e mais alguns em comunidade. Os que estão na comunidade foram jogadores que se destacaram e que por diversos motivos saíram continuando a frequentar o nosso site e acima de tudo a serem grandes amigos.

Entrevistador – Qual é o segredo para tanto sucesso?
Neophx - Nos aqui prezamos 5 pontos:
1-Com todos os nossos sponsors tentamos ter uma boa relação e comunicação, e sempre que possível conhecer pessoalmente os responsáveis das diversas empresas. Neste momento temos como sponsors a War-Fusion, a SpotCiber, a PcCool  e a Visual-Fusion.

2-Tentar nunca ir buscar jogadores a outras organizações, sendo que as equipas é que entram em contacto connosco para entrar nos Karma. Agora também sei que algumas equipas vêm perguntar condições e se calhar vão dizer as antigas organizações que fomos nós que falámos com eles.

3- Com todas as divisões que entram ou pretendem entrar nos Karma nós somos frontais no que podemos oferecer/ajudar. Tenho orgulho de afirmar que nunca prometemos nada do que não pudéssemos oferecer. Deixa-me muito desiludido organizações que prometem condições que depois não podem cumprir, no entanto sendo este “mercado” pequeno essas organizações estão perfeitamente identificadas caindo no ridículo para quem está mais atento.

4- A única coisa que exigimos às nossas divisões não são resultados mas sim motivação e trabalho. Todas divisões que foram convidadas a sair dos Karma saíram por falta de actividade e motivação e algumas por não terem mantido a ética que prezamos.
Apoiamos sempre as nossas divisões tanto nas vitórias como nas derrotas. Podem dizer que somos loucos em pensar assim mas o que é certo é que temos alguns prémios a nível nacional e internacional.

5-Uma equipa de staff responsável, como qualquer empresa, o segredo de um bom líder não é rodear-se de pessoas que sabem menos que ele, mas sim rodear-se de pessoas que saibam mais que ele nos assuntos que ele não domina.

Em relação às dificuldades, estamos falar de um grupo de pessoas que embora se relacionem bem, mais cedo ou mais tarde têm conflitos que temos de saber resolver. 
Todas as organizações têm os seus problemas, as que dizem que não têm estão a enganar-se a elas próprias.

É preciso ter uma estrutura estável e saber falar frontalmente com os membros problemáticos, mesmo que seja o melhor jogador do mundo senão tiver perfil e desestabilizar a equipa pode ser convidado a sair. Agora depende de cada um ter o espírito Karma ou não. Errar é humano todos erram e apreendem com os erros.

Entrevistador – Quais as expectativas para o futuro dos Karma?
Neophx- As expectativas para o futuro, e que sempre foram os nossos objectivos são:
- Oferecer melhores condições a todas as divisões dos Karma; 
- Conseguirmos evoluir o gaming nacional
- Destacar a qualidade de alguns dos nossos jogadores a nível de competições internacionais .
- Tentar credibilizar os jogos electrónicos a nível de competição de modo a alterar a visão que as empresas têm do gaming nacional (de um grupo de miúdos que andam a brincar para uma organização estruturada como qualquer outra forma de entretimento) mas para isso será necessário que algumas mentalidades com responsabilidades alterem os seus comportamentos.

E no fundo andamos todos aqui para nos divertirmos depois de um dia de trabalho ou um dia de aulas. VENHAM MAIS 11 ANOS

Entrevistador –
Agradecemos a sua disponibilidade, e desejamos muitos anos aos Karma.

 HomePage: Karma Clan

comments powered by Disqus
Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.