HomeReviewsGuiasE-SportsMobile Gaming

Em ambiente real e tendo o gaming como pano de fundo, a Altice Portugal garante, este fim-desemana, a cobertura integral do Altice Arena com 5G durante o MOCHE XL Esports by Huawei, o maior evento de desportos eletrónicos da Península Ibérica, que tem como patrocinador principal o MOCHE, marca da Altice Portugal para o segmento jovem.

De entre as principais características que definem o 5G são normalmente apontadas 3: as baixas latências, isto é, o reduzido tempo de comunicação entre dois pontos, os elevados débitos e a capacidade de gerir elevadas densidades de terminais, ou seja, o número de dispositivos ligados por quilómetro quadrado.  


Por isso mesmo, o MOCHE XL Esports apresentado pela Huawei foi o ambiente indicado para a realização desta iniciativa.  

A maior capacidade de débito do 5G e a sua menor latência são características que garantem a esta nova tecnologia uma equivalência de usabilidade face às redes fixas permitindo assim que se possa estar em jogo coletivo, com qualquer equipa a partir de qualquer ponto do país com qualidade.  

A capacidade de gerir um elevado número de dispositivos em simultâneo, trazida pelo 5G, será também uma peça fundamental para reforçar a aposta contínua do MOCHE nos grandes eventos de e-Sports. Para ilustrar esta realidade esta demonstração inclui a presença de terminais 5G, como routers e smartphones.

O 5G irá igualmente ser uma tecnologia chave para o futuro do streaming de vídeo quer ao nível do gaming quer ao nível das emissões de televisão em direto em 4K.


Depois de testes e demonstrações laboratoriais numa base tecnológica, a Altice Portugal demonstrou hoje em ambiente real, sob rede comercial, uma das aplicações práticas futuras do 5G: o suporte de cobertura e transmissões televisivas com baixa latência e alta qualidade.  

A Altice Portugal protagonizou com a RTP, este sábado, 15 de junho, a primeira transmissão televisiva em Portugal, utilizando a rede 5G como suporte.  

Em paralelo com esta demonstração de serviços, a Altice Portugal desvendou também alguns dos equipamentos terminais já disponíveis para a futura rede 5G, e em particular o novo smartphone Huawei Mate 20X5G e um gateway 5G.

Na demonstração que decorreu na Altice Arena, foi permitido interligar uma estação 5G, instalada no Altice Arena durante o evento, a Monsanto para fazer uma transmissão na RTP, em direto, via 5G. A demonstração consistiu na ativação de um ecossistema pré-comercial de 5G, do terminal de cliente às plataformas de serviço. O equipamento terminal (router) foi desenvolvido para suportar a nova tecnologia, a qual consiste numa nova rede rádio e numa nova rede de controlo 5G, bem como na utilização de um conjunto de antenas ativas, mais complexas e inteligentes. Com este sistema é possível atingir um débito de comunicação de até 1.7Gbps.

Comprometida com a disponibilização de soluções precursoras e com a definição de tendências no setor das telecomunicações, a Altice Portugal tem vindo a destacar-se desde o primeiro momento pelo envolvimento na implementação da rede 5G, tendo efetuado a 1ª demonstração em Portugal e uma das primeiras no mundo, sobre uma rede móvel 4,5G. Desde então, a Altice Portugal tem vindo a efetuar demonstrações públicas com sistemas e serviços 5G, por exemplo durante a Web Summit.  

Agora, com mais este passo, a Altice Portugal reforça o seu compromisso com o país, através do investimento, desenvolvimento e aposta em novas soluções tecnológicas.

comments powered by Disqus
Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.