HomeReviewsGuiasE-SportsMobile Gaming
PCGaming ReviewAnálise: Football Manager Live [Beta]
26 Ago Hélio Duarte
Tivemos a oportunidade de participar na versão beta, que ainda está a decorrer, de Football Manager Live, um jogo leva o nosso velho conhecido FM, outrora chamado CM, para um universo totalmente online.

Para começar, as nossas expectativas eram enormes, pois como fãs de outros jogos do género como Goal United ou Hattrick, havia uma enorme curiosidade de conhecer um jogo que nos acompanhou ao longo dos anos, numa vertente totalmente online. A versão beta é gratuita, para quem tem a oportunidade de participar, mas a versão final será paga, tal como acontece em vários MMO’s.

Depois de nos ser enviada a chave para a participação na versão beta de de Football Manager Live, basta fazer o download de um pequeno aplicativo, que serve como portal para o jogo. Neste aplicativo, de instalação simples, temos a acesso ao Sign-In/Sign-Up, para conectarmos ao servidor do jogo ou, uma área para fazer download de conteúdos adicionais, como skins, efeitos sonoros, etc, e um menu de preferências, onde podemos alterar a resolução da imagem, alternar entre modo de janela ou ecrã completo, entre outra opções para o nosso perfil e clube.

 

Para que o jogo seja mais rápido e mais competitivo, existem vários servidores (gameworlds), que na fase beta têm no máximo 2000 jogadores cada. Cada chave beta, serve apenas para um gameworld, e é aí que vamos jogar. Não sabemos ainda como será na versão final, mas julgamos que a situação dos servidores é para manter. Também ainda não sabemos se jogadores de diferentes gameworlds podem competir entre si.

 

 

 

 

Quando entramos no jogo, aparece um tutorial que nos guia pelas configurações básicas do jogo. Cada jogador recebe uma nova equipa, sem jogadores, que de inicio vamos personalizar à nossa maneira, atribuindo as cores e padrões à camisola, e nome do estádio. De seguida, escolhemos os atributos iniciais do manager, onde seleccionamos se gosta de estar constantemente junto à sua equipa acompanhado os treinos, se tem mais preocupações com o estado físico dos jogadores, se gostar de observar outros clubes e jogadores (o chamado olheiro), se está constantemente a aprender novas tácticas, se as suas preocupações são mais de ordem financeira, ou se gosta mais de observar vídeos para estudar o adversário.

Já dentro do jogo, vamos encontrar o tradicional aspecto gráfico de Football Manager, com vários menus onde podemos aceder ás funções de gestão pessoal e do clube que, das quais escolhemos as mais importantes, e que passamos a descrever:

 

 

MANAGER:

Profile (Perfil) - Aqui, temos acesso ao nosso perfil, onde podemos ver os nossos dados pessoais e, até podemos colocar a nossa foto, fazendo o upload da imagem a partir do nosso PC.


Skills (Habilidades) – É a área onde podemos consultar e melhorar as nossas habilidades de gestão, treinador, negociação, observador, médico, etc.

Archivements (Conquistas) – Nesta área vemos os objectivos que vamos alcançando, que no fundo são metas que vamos alcançando, como a primeira vitória, marcar determinado de golos num jogo, entre outras situações.

News/Mail (Noticias/Correio) – Áreas onde podemos ler as últimas noticias relativas à nossa equipa, ou globais e mensagens que nos são enviadas quer por outros jogadores, quer pelos administradores do jogo.

Edit Profile (Editar Perfil) – Esta é a nossa área pessoal. É aqui que podemos colocar ou alterar os nossos dados pessoais.

Setup Assistent (Assistente de Configuração)
– Trata-se de um assistente que nos ajuda nas tarefas mais básicas, como fazer a equipa, entrar para uma competição… Este assistente aparece em destaque quando entramos no jogo pela primeira vez, ou quando alguma das configurações não está correcta.


CLUB:

Profile (Perfil)
- Aqui, temos acesso ao perfil do clube, onde podemos colocar e alterar os seus dados, onde está incluído o símbolo, que pode ser carregado a partir de uma imagem que do nosso PC.

Senior Squad (Equipa Sénior)
– Por aqui, temos acesso a todos os dados que abrangem a equipa de futebol sénior, como os jogadores, alinhamento, tácticas, treinos, etc, apesar haver também um menu específico para cada um deles.

Competition (Competição)
– Aqui, vamos ver as competições, amigáveis e oficiais, que a nossa equipa já disputou, ou está a disputar.

Start Again - Recomeçar o jogo do zero (algo que não se encontra noutros jogos deste género).


WORLD:

Footbal Association (Associação de Futebol) – É a área referente à liga onde a nossa equipa participa. Esta área é também acedida através de um link com o nome da liga, situado por baixo do nome do clube.

Manager & Clubs – Menú que nos dá acesso a todos os jogadores (managers) e equipas que participam em FM Live.

Rankings – Mostra o nosso posicionamento no ranking mundial, bem como das outras equipas.

Results (Resultados) – Resultados dos todos os jogos disputados.

Latest Scores (Últimos Golos) – Aqui aparecem os últimos golos marcados de todos os jogos em disputa (não só o nosso).

Clips (Videos) – Aqui, podemos ver as repetições das jogadas mais importantes de todos os jogos.

All Players (Todos os Jogadores)
– É onde podemos ver a base da dados de todos os jogadores de FM Live, com a informação do seu valor, ordenado, clube onde estão, etc. Todos os jogadores aqui apresentados, correspondem aos jogadores do mundo real (Cristiano Ronaldo, Messi, Káká, etc). Existe a possibilidade de pesquisar os jogadores por país, posição, valor, idade…

Loan List/Transfers (Lista de Empréstimos/Transferências) – Neste dois menus, vamos encontrar jogadores disponíveis para empréstimo, ou com possibilidade de transferência. È no fundo, o aspecto que leva muita gente a jogar a este tipo de jogo.

Chat Rooms (Salas de Chat) – É onde podemos partilhar os nossos pensamentos com todos os outros jogadores e administradores de FM Live.


FM LIVE:

Preferences (Preferências): Aqui, podemos alterar as configurações do jogo, como gráficos, som, modo de visualização, etc.

Techical Suport (Suporte Técnico) – Como o próprio nome indica, é onde podemos esclarecer as nossas dúvidas relativas ao jogo.

Sign-Out / Quit – Adeus, ficamos por aqui!

 

 

 

 

 

Depois de vistos e revistos todos os menus e configurações básicas, vamos ao jogo propriamente dito. Começamos por alinhar a equipa, atribuindo números e posições aos jogadores, escolhemos a táctica, definimos os marcadores de bolas paradas e capitão, e venha de lá um amigável para começar.

 

 

 

 

{mospagebreak} 

 

Para esse efeito, temos uma barra muito semelhante ao que vemos por exemplo no Messenger, onde temos várias hipóteses: Away (ausente), Don’t Disturb (Não Incomodar), Online (em linha), e Want’s Match (Quer Jogo). Bem, como o que queremos é jogar, vamos escolher “Want’s Match”, e vamos definir qual o tipo de jogo que queremos: casa ou fora, velocidade do jogo, entre equipas de 1 a 5 estrelas, competição oficial ou não oficial, equipa sénior, sub-21 ou sub-18, e aguardamos pelo jogo. Normalmente, em poucos segundos, aparece alguém para disputar uma partida connosco.

Quando já temos adversário para o jogo, temos 5 minutos para preparar a equipa, com os elementos que já referimos antes (posições aos jogadores, táctica, etc). Com a equipa preparada, é só clicar num botão que não para de piscar, onde diz “começar partida”.

Já na partida, vamos encontrar o clássico visual do FM, onde os 22 jogadores são bolinhas. O jogo pode ter três velocidades: tempo real, médio ou rápido. Como não estamos para ver 90 minutos de jogo, a velocidade utilizada é quase sempre a média. Assim, o jogo vai decorrendo, com interrupções para as jogadas mais importantes, como golos, cartões, jogadas de perigo… Uma situação que encontramos em FM Live, que não vemos nos outros managers online, é a substituição. Normalmente, isso só acontece quando um jogador se lesiona. Mas aqui, pode ser feito a qualquer altura. Será uma excelente oportunidade para um jogador que esteja a acompanhar a sua equipa, fazer uma substituição para melhorar o seu rendimento, mas em contrapartida, não é correcto que se obrigue o utilizador a assistir ao jogo em directo para beneficiar disso.

 

 

 

 

Durante o jogo, podemos conversar com o nosso adversário, numa janela de chat situada do lado direito. Além disso, temos a hipótese de acompanhar dados estatístico do jogo, enquanto ele decorre. Efim… esta é uma área com gráficos tão básicos (bolas e linhas), mas que nos mantém colados ao ecrã, e com o coração aos saltos quando aparecem as interrupções para mostrar jogadas de perigo.


Entramos agora na área de gestão. Como já referimos nos menus, existe uma área que nos permite melhorar todos os aspectos das nossas habilidades como manager (skills). Entrando nesta área, vemos que cada habilidade tem um tempo para ser melhorada. De inicio, as situações mais básicas demoram normalmente 20 minutos. Mas à medida que cada habilidade vai subindo de nível, o tempo do upgrade vai aumentado, e pode até demorar vários dias. Isto é realmente uma área interessante em FM Live, mas não achamos que seja a mais justa, porque nem toda a gente tem tempo para de 20 em 20 minutos entrar no jogo, para fazer upgrade a nova habilidade.

Com um orçamento inicial de apenas 500,000 libras e de 100,000 libras para salários, não podemos construir, pelo menos ao princípio, uma equipa de sonho. Logo de inicio, o assistente de configuração construiu-nos a equipa com base nestes valores. Mas ainda assim, podemos procurar no menu que nos dá acesso a todos os jogadores, e aí encontramos um ou outro jogador em conta, que nos vai reforçar a equipa. Nada de estrelas!

 

 


 

 

Normalmente, os managers online dão-nos a hipótese de arranjar um patrocinador, o que contribui para as finanças do clube. Infelizmente, em FM Live não há patrocínios, algo que é compensado por uma pagamento diários, que varia consoante o nível da equipa, receitas de bilheteira e de uma suposta imprensa.

Uma das situações que começámos por referir no inicio da análise, é o facto de FM Live ser um jogo pago, à semelhança de outros MMO’s. Acontece, que estamos habituados a que este género de jogo tenha uma versão gratuita, ou seja, limitada, e uma versão Premium, com a todos os conteúdos disponíveis. Pensamos que FM Live seria mais interessante se seguisse este método, que é cada vez mais utilizado noutros jogos online.

Conclusão: Focámos os aspectos que nos despertaram mais atenção em FM Live, e que quanto a nós, são os que mais importância têm. No entanto, FM Live tem isto e muito mais, pois como herdeiro natural das funcionalidades de Football Manager, temos dados estatísticos, rankings, e muitas outras coisas para explorar. Há um dado que não é seguramente a favor do jogo, que é o facto de ser pago. Mas mesmo assim, e da mesma forma que os fãs de World of Warcraft pagam todos os meses para jogarem, os fãs de Football Manager com certeza que farão um pequeno esforço, para jogar online naquele que é considerado o rei dos managers. Quanto a nós, apenas podemos dizer, que recomendamos FM Live a todos os fãs de FM.

Positivo:
+ Bastantes Funcionalidades
+ Base de Dados Completa
+ Jogabilidade Intuitiva

Negativo:
- Ausência de Conta Gratuita (Limitada)
- Exige Demasiada Dedicação

 

 

 HomePage: Football Manager Live

 

 

Autoria: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

comments powered by Disqus
Joomla SEF URLs by Artio
Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.