HomeReviewsGuiasE-SportsMobile Gaming

Nos dias que correm, um dos maiores problemas que existem em qualquer habitação ou local onde exista internet prende-se com a capacidade de resposta do sinal Wi-Fi. Talvez por isso, é frequente ver, em particular nos retalhistas, a aposta crescente em soluções que consigam garantir uma amplificação do sinal de rede sem fios, seja através dos extensores de sinal, propriamente ditos, ou através dos sistemas PowerLine.

A devolo é uma das empresas que tem no seu ADN a capacidade de melhorar as ligações à Internet dos seus clientes com o desenvolvimento de produtos que preencham as suas necessidades. Uma das soluções que recentemente chegou ao mercado é o devolo dLan 550 WiFi, um produto que permite expandir o sinal Wi-Fi com recurso também à tecnologia PowerLine.


Um destes exemplares chegou à nossa redação e, como é habitual, foi devidamente analisado vamos dá-lo a conhecer ao longo das próximas linhas.


Rede Powerline

A grande vantagem do produto PowerLine é que o utilizador pode aproveitar a sua própria instalação elétrica para transmitir o sinal de rede, dispensando assim a integração de um switch ou o espalhar de um cabo de rede (por vezes de 10 ou mais metros) pela casa fora. O devolo dLan 550 WiFi é uma opção que permite, facilmente, transmitir o sinal de rede através da linha elétrica e, através do adaptador que vem incluído, fazer chegar o sinal a um local onde o sinal WiFi não existe ou está fraco de forma a consegui-lo estender com total facilidade.

Na caixa da Powerline dLAN 550 WiFi que recebemos para análise encontram-se dois adaptadores: o primeiro para injetar o sinal na rede elétrica e o segundo é um terminal com uma ligação RJ45 e que pode também ser usado para ligar a um PC além do sinal WiFi . A acompanhar os dois adaptadores temos um cabo de rede e um dispensável, mas obrigatório, manual de instruções.

Características Técnicas: devolo dLAN 550 WiFi

Instalação e experiência de utilização

A instalação dos kits da devolo são, por norma, bastante simples pelo que este não é exceção. Para tal, basta retirar os adaptadores da caixa, encaixar o emissor na tomada elétrica junto ao modem ou router (e ligá-lo por cabo ao router), e o terminal de extensão WiFi na zona “morta” ou com pouco sinal de rede sem fios. De notar que, antes de colocar este ultimo adaptador na tomada, existe um código de acesso à rede gerada pelo adaptador, pelo que é importante anotar esse código caso queiramos usar a internet sem fios.

Após esta ligação “física” à rede é altura de por os dois adaptadores a “conversarem” e para isso basta que no adaptador que está ligado ao router seja pressionado o botão discretamente colocado na lateral direita e de seguida, no botão que está no frontal do adaptador que será usado para expandir a ligação à Internet. Espera-se um pouco e o processo está então finalizado.


Software Cockpit

Apesar de não ser necessário para ficar a rede a funcionar, a devolo disponibiliza um software para instalação no PC e que se chama Cockpit.

O download está disponível em vários idiomas e para os mais variados sistemas operativos (Windows, Mac e Linux), podendo ser encontrado aqui.

Esta ferramenta de software, e complementar ao hardware, permite ter acesso a algumas funções e opções interessantes e que não podem ser acedidas de outra forma. Por exemplo, a possibilidade e apagar as luzes “LED” presentes nos adaptadores, bloquear a comunicação de dados através de software, desativar o modo de poupança e, muito importante, possibilidade de realizar os updates de firmware dos equipamentos para que estes possam ser, por exemplo, mais eficientes.

Neste caso concreto, e como estamos a testar um equipamento de extensão de sinal WiFi, através do software CockPit podemos ainda alterar o nome da rede e até definir uma nova password para este ponto de acesso. É ainda possível, por exemplo, definir um tempo de utilização ao ponto de acesso WiFi criado, entre muitas outras ferramentas que se podem revelar uteis para quem pretende um controlo mais restrito e apertado.


Conclusão

O Kit Powerline dLAN 550 WiFi apresenta os mesmos argumentos de outros equipamentos e kits da marca devolo, ou seja, instalação simples, rápida e um bom desempenho.

Esta é uma das opções mais fáceis de configurar do mercado. Sem que haja grandes complicações é possível expandir um sinal de internet WiFi independentemente do grau de conhecimentos do utilizador. Os manuais são explícitos o suficiente, para que isto se torne possível.

  • 10Instalação e Configuração
  • 10Funcionalidades
  • 10Desempenho
  • 9Preço
  • Espetacular
    “instalação simples, rápida e um bom desempenho”
    9.75
    comments powered by Disqus
    Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.